CCVT cria Campanha Outubro Rosa e fixa cartazes em áreas comuns

Caraguatatuba 14 de outubro de 2021

A Campanha Outubro Rosa é destaque nos murais, nas portarias, newsletter, site e redes sociais do CCVT. A ação acontece por meio de artes publicitárias com informações relevantes sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover o entendimento e a necessidade de se proteger da doença. Além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A mobilização visa à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Sobre o câncer de mama


O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia


Segundo o Instituto Oncoguia (ONG e portal informativo e interativo voltado para a qualidade de vida do paciente com câncer, seus familiares e público geral), diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.