Novembro Azul é o mês de conscientização sobre a saúde do homem

Caraguatatuba 04 de novembro de 2021

O Novembro Azul tem como objetivo, sobretudo, alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

O movimento quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:


– Verificação da pressão arterial;

– Hemograma completo;

– Dosagem da glicemia;

– Dosagem do colesterol;

– Testes de urina;

– Atualização da carteira vacinal;

– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).


E, ainda:

Exame da próstata: por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.

Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.

Também é preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que o tratamento é necessário. Diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. 


Homem que se cuida tem atitude!