CCVT inicia campanha sobre Lixo Reciclável “Repensar, reduzir e reciclar”

A Nova Campanha do CCVT “Repensar, reduzir e reciclar” é destaque nos murais, nas portarias, newsletter, site e redes sociais do CCVT. A ação acontece por meio de artes publicitárias com informações relevantes sobre a importância da coleta seletiva. Ainda, a administração ressalta que a partir deste mês acontecerá a coleta de lixo reciclável no Condomínio todas as terças-feiras, dia que o caminhão passa para recolher o lixo reciclável.

Com esta iniciativa colabora-se com a seleção e reaproveitamento do lixo contribuindo com o meio ambiente e a sociedade. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para milhares de trabalhadores que sobrevivem a partir da coleta de materiais recicláveis.

Logo, a diretoria pede para que orientem seus colaboradores a realizar a separação do lixo em sacos azuis ou verdes, e pretos.

Os sacos de lixo azuis e verdes servirão para todo lixo reciclável tais como: papel limpo, plástico, alumínio, vidro, tecidos, entre outros, ou seja, apenas, material limpo.

Já os sacos de lixo pretos são destinados ao lixo orgânico, como por exemplo, resto de alimentos, papel sujo (papel higiênico), entre outros.

A disposição inadequada de resíduos orgânicos gera chorume, emissão de metano na atmosfera e favorece a proliferação de vetores de doenças, por isso, se faz necessário a separação e descarte adequado.

Segue abaixo algumas sugestões de como manusear e embrulhar o lixo reciclável:

- Vidros, espelhos, lâmpadas deverão ser embalados com papel grosso ou jornal, por motivo de segurança de quem manuseia.

- Embalagens de leite, sucos, latas de refrigerante e cervejas, potes e frascos devem estar limpos e sem resíduos a fim de evitar animais transmissores de doenças.

A Administração do CCVT conta com sua colaboração, no sentido de instruírem seus funcionários e colaboradores.

Mas o que pode ser lixo reciclável? Vamos saber: 

Diversos tipos de materiais podem ser reciclados, os principais são:

- Papel: jornais, revistas, envelopes, caixas de papelão. 

- Vidro: Potes de alimentos, garrafas, frascos de perfume e remédios.

- Plástico: garrafas, sacolas, canos de PVC, embalagens em geral.

- Metal: latas de alumínio e aço, arames, pregos, fios de cobre, etc.

- Resíduo orgânico: restos de alimentos, sejam animais ou vegetais.