Ilha de São Sebastião ‘Montão de Trigo’ cheia de mistérios e belezas é um convite para aventureiros, mergulhadores e surfistas

A cidade de São Sebastião é um importante polo turístico nacional. Sua geografia é formada por uma infinidade de locais paradisíacos, dotados de paisagens inesquecíveis. São mais de 30 praias, cachoeiras e trilhas em meio à Mata Atlântica. Como se não bastasse, a diversidade de ambientes ainda nos reserva mais: as ilhas localizadas na região conhecida como Costa dos Alcatrazes, a Costa Sul do município.

São seis endereços imperdíveis: Monte de Trigo, As Ilhas, Ilha das Couves, Ilha dos Gatos e as ilhas de Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno. Apenas o arquipélago dos Alcatrazes tem acesso proibido, por se tratar de Estação Ecológica.

Seja para conhecer o modo de vida de uma comunidade tradicional, seja para um relaxante banho de sol, para nadar, mergulhar ou, simplesmente, para contemplar a natureza, um passeio às ilhas de São Sebastião é um convite irrecusável.

Agora, vamos saber mais da Ilha 'Montão de Trigo'!

Endereço mais que perfeito para conhecer e interagir com uma comunidade tradicional formada por cerca de 50 pessoas. Ninguém sabe quando a Ilha do Montão de Trigo começou a ser habitada. Conta uma dessas lendas marítimas que os moradores seriam descendentes dos sobreviventes de um naufrágio, ocorrido há mais de três séculos. Verdade ou mentira, o curioso é que os nativos, chamados de “monteiros”, são todos de cor clara, têm traços e sotaque peculiar.

Na ilha não há praia, e o desembarque é feito por uma ponte rudimentar sobre pedras, denominado porto, onde também ficam atracadas as tradicionais canoas de voga e as pequenas lanchas de motor de polpa, utilizadas pelos moradores para a pesca, fonte de renda e sobrevivência da comunidade, e no percurso até o continente.

Do topo da ilha, tem-se uma das visões mais generosas do continente, mas é preciso fôlego de atleta para chegar lá, pois são pelo menos três horas de subida. Muito visitada por surfistas e mergulhadores, a ilha situa-se entre a enseada de Bertioga e o Canal de São Sebastião, a aproximadamente 14 km do continente.