Água do Rio Tabatinga melhora consideravelmente segundo análise da Ambiotec

No início de novembro, a empresa Ambiotec (Laboratório de Tecnologia Ambiental) em ação conjunta com o CEEPAM (Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental), entre outros ambientalistas apresentaram relatório com análises que demonstraram significativa melhora na qualidade da água do Rio Tabatinga.  

Segundo as análises feitas a ilha do Rio onde a situação estava mais crítica houve uma redução de 50% da chamada ‘Escherichia coli e Coliformes’ comparadas a maio de 2021. A melhora da qualidade da água deve-se as ações do Projeto “Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde”, com a iniciativa de residências e um prédio que se conectaram a rede da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Mas, há ainda muito o que se fazer: em um ponto próximo a ponte, identificou-se um aumento de ‘coliformes’ acima do indicado. Assim, se faz necessário uma ação urgente e pontual. Também, a foz do Rio encontra-se um pouco acima dos limites considerados adequados pelas autoridades de Saúde.

Em fevereiro de 2023, a empresa Ambiotec repetirá as análises, incluindo o parâmetro ‘Enterococcus faecalis’, também relevante por ser causador de diversos problemas de saúde. Mas, os resultados quantitativos de novembro demonstraram que o Projeto está na direção certa, porém ainda há vários desafios quanto ao esgoto e outros tipos de resíduos.